POLÍTICAS DE COMPLIANCE DA INICIATIVA PRIVADA COMO BASE PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Por Nelson Eduardo
Decerto o leitor já ouviu ou conhece o termo Compliance, bastante difundido na atualidade aqui no Brasil, como decorrência (eu diria até natural) de tantos casos de corrupção revelados, processados e com poderosos dirigentes de grandes empresas condenados e presos, assim como está acontecendo também com gestores públicos.
Segundo Juliana Oliveira Nascimento, “cabe evidenciar o que se compreende por Compliance público, programa de integridade pública, como a criação de medidas institucionais, mecanismos e procedimentos de integridade, análise e gestão de riscos, comunicação, controles, auditoria, monitoramento e denúncia que venham a promover a atuação em conformidade do órgão, de acordo com diretrizes internas e externas promovendo, com isso, a gestão da integridade na esfera pública”.
Definir e utilizar regras de conduta nos negócios públicos e privados passou a ser necessidade premente, pois os fatos demonstram e provam que super empresas podem “se extinguir” por conta de procedimentos imorais, ilegais e intoleráveis; da mesma forma acontece com autoridades públicas de todos os níveis, cujas reputações pessoais nunca mais serão recuperadas.
Em outras e resumidas palavras, é preciso, senão indispensável, bom comportamento em todas as atitudes e negócios, ações claras compatíveis com a integridade desejada pela sociedade.
Convido os interessados à leitura de artigos a respeito deste assunto, tanto publicados com foco na Administração Pública quanto na Iniciativa Privada.
A oferta a seguir permite baixar várias políticas e convida ao conhecimento de regras aplicáveis às empresas, mas podem – e devem – ser ajustados para implantação também nos órgãos públicos. A intenção aqui presente é simplesmente a de “chamar a atenção” de leitores interessados e facilitar caminhos para construção de seus próprios regulamentos. Postarei a seguir também artigos sobre o assunto na área da Administração Pública. Boa leitura, bom proveito!
Colocar as regras de conduta da sua empresa no papel pode ser um tanto complicado, levando muitas vezes à documentos densos e pouco esclarecedores, o que dificulta sua adesão em meio aos colaboradores.
Pensando nisso foi elaborado um pacote com 10 Políticas indispensáveis para manter a viabilidade das transações e processos organizacionais – que você baixa e acessa através do link http://twixar.me/m0pK. Estão disponíveis modelos para o Código de Ética, Política de Compras, Política de Comunicação, Política de Gestão de Riscos, Política de Gestão dos Serviços Terceirizados, Política de Reembolso, Política de RH, Política de TI, Política de Viagens e Política para Fornecedores