As regiões turísticas são territórios que possuem características similares e/ou complementares e aspectos em comum (identidade histórica, cultural, econômica e/ou geográfica). Geralmente esses territórios são compostos por vários municípios.
Esses municípios se articulam, normalmente em uma instância de governança regional, para desenvolver o turismo de forma conjunta; regionalizada.
Numa região podem existir municípios que não recebem turistas, mas que se beneficiam da atividade pelo fornecimento de produtos e serviços. A lógica do Programa de Regionalização do Turismo pressupõe que trabalhar o turismo de forma integrada, regionalizada e cooperada é mais vantajoso para a região, pois o turista é estimulado a permanecer mais tempo na região, gerando mais recursos para os municípios envolvidos. Mais informações em http://www.regionalizacao.turismo.gov.br/.
Como Presidente responsável pela formalização da Região Turística Tietê Vivo como Instância de Governança Regional – IGR, criamos estatutos atuais obtivemos adesão de 12 (doze) dos 27 municípios incluídos na região turística, que aprovaram leis municipais (arquivo em Modelos) autorizativas para as contribuições pecuniárias mensais, fato que assegurou a contratação de espaço físico para a sede no Araçatuba Shopping, em Araçatuba, de gestora de turismo (criadora de 8 roteiros e do comboio turístico para promover o turismo regional), de gestão das redes sociais e produção de material publicitário para participação em feiras e exposições.