COMTUR
Os Conselhos Municipais de Turismo – COMTUR são absolutamente indispensáveis ao desenvolvimento da atividade nos municípios, pois cumprem a finalidade de acompanhar e fiscalizar as ações do Poder Público, além de representar a iniciativa privada através dos diversos segmentos que compreendem o negócio coletivo do turismo.
O Conselho Municipal de Turismo de Sorriso – COMTURS foi criado em 2005 e teve sua lei de criação atualizada em 2025, incluindo novas representações para ampliar a atuação conforme os interesses das empresas e profissionais atuantes no município.
A nova lei prevê a possibilidade de sua composição contar com 37 (trinta e sete) Conselheiros, cada um com suplente, totalizando até 74 (setenta e quatro) membros, colégio que fortalecerá a proposta de engajamento do Poder Público e da Iniciativa Privada na causa do Turismo.
O Conselho Municipal de Turismo de Araçatuba – COMTUR, criado pela Lei Municipal 8.086, de 7 de junho de 2018, é um órgão local na conjugação de esforços entre o poder público e a sociedade civil, de caráter deliberativo, consultivo e fiscalizador das atividades turísticas desenvolvidas no município, com natureza permanente, e para o assessoramento da municipalidade em questões referentes ao desenvolvimento turístico da cidade de Araçatuba, conforme disposto no art. 1º.
O COMTUR é constituído por 29 Conselheiros Titulares e 29 Conselheiros Suplentes, sendo 1/3 de representantes do Poder Público indicados pelo Prefeito Municipal e 2/3 de representantes da Iniciativa Privada, com mandatos de dois anos.
Na atual gestão (biênio 2021-2023) foram constituídas as Câmaras Temáticas do Turismo Rural, Ciclo Turismo e Aventura, do Turismo Náutico e de Pesca, do Turismo de Esportes, Lazer, Ambiental e Ecoturismo, do Turismo Social, Cultural e Religioso, das Viagens, Transportes e Roteiros Turísticos e Câmara Temática da Alimentação, Compras e Meios de Hospedagem, compostas por Conselheiros e Convidados.