Passados os emblemáticos 100 dias, todos os prefeitos em primeiro mandato já sabem que terão de orientar a construção do planejamento das ações deste seu mandato e que esta atividade é bem diferente da Plataforma do Candidato – aquela registrada lá no Tribunal Superior Eleitoral/TSE como exigência obrigatória para o registro na disputa.

Rápida pesquisa na aba Eleições levará o leitor a encontrar os “planos de governo” lá armazenados, de todos os candidatos do País no ano passado. Encontrarão algumas boas peças, preliminares reais para fundamentar o Plano Plurianual – PPA, mas na maioria serão lidos apenas esboços, infelizmente vários com menos de 3 páginas sem conteúdo razoável.

Bom, aquele período acabou. Agora é tempo de planejamento verdadeiro, em que o eleito precisará reunir e mobilizar seus técnicos, pessoal de confiança, lideranças, vereadores, autoridades a fim de coletar realmente suas sugestões para enriquecer seu pensamento sobre a cidade que deseja entregar no final de 2020.

É certo que muitos não ouvirão “gente de fora”, atendo-se somente ao quadro técnico interno, competente e dedicado que usualmente produz apenas ajustes temporais nas peças já existentes. Nos pequenos municípios, esta é uma tarefa “co brada” do contador.

Que ninguém se aborreça com minhas observações, mas este é o tempo certo para os políticos pensarem com “cabeça de técnico” e estes pensarem com “cabeça de político”, pois é necessário visualizar e compatibilizar o futuro desejado com a realidade presente e a plataforma do candidato. É preciso agirem juntos, sob risco de arrependimento e maior esforço depois. Que o prefeito reconheça como sua prioridade conceder tempo e debates para elaborar um bom Plano. Monitorar sua implementação é outra etapa e seu pessoal fará isso. Mas é intransferível sua atenção ao assunto agora, não mais tarde.

Espero que se lembrem de que a verba para a Publicidade dos atos da Administração está contida em regras específicas para aplicação no ano eleitoral. Quem é do ramo, sabe o que estou dizendo e já está conectado.

Aproveito estes comentários e anexo ao post link para a conversa que tive no programa Lia Santos Entrevistas, na TV Viking em Bauru, onde pude mencionar vários tópicos uteis aos novos prefeitos. Ressalto que a entrevista aconteceu em outubro 2016, entre o primeiro e o segundo turnos das eleições municipais.

by Nelson Eduardo

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.