Há grande dificuldade financeira em todos os municípios pelos quais tenho passado. Nem imaginam investimentos. É tempo de criatividade, inovação e qualificar pessoal para os convênios. Ou não haverá mesmo nada de melhorias.
Em Prefeitura Municipal à qual prestei meus serviços, após diagnóstico claro de que não haveria recursos nem para pagamento do custeio – fato que exigiu adequado Plano de Ação Estratégica, corretamente executado – criamos um Grupo Gestor de Projetos e Convênios, com apenas 3 servidores, um estagiário e minha coordenação.
Espero estimular meus leitores a adotarem providência similar, se estiverem nesta situação, pois o resultado foi extraordinário, contratando em menos de 3 anos o total de 92 convênios estaduais e federais, recursos obviamente utilizados todos em investimentos para melhorar a vida das pessoas. Como focar e buscar recursos não era uma prática do município, o destaque fica no registro de que nos 70 anos anteriores não se tinha alcançado nem 30 contratos/convênios.
É ou não é para se espantar? Realmente insisto com gestores que criem e ponham a funcionar grupo de servidores exclusivamente voltados a “garimpar” editais, pesquisar programas nos Ministérios, identificar possibilidades nos PPA do seu Estado e da União.
Tenho certeza de que além de encontrarem recursos imprevistos, plantarão e indicarão os caminhos para próximos gestores, conferindo ao município tradição e reconhecimento junto aos órgãos convenentes.
2 Comentários. Deixe novo
Quero conhecer o trabalho
Vamos combinar onde e quando lhe apresentarei.